Leroy Viagens

View Original

Tanzânia: safáris e praias paradisíacas

Tanzânia

[Conteúdo atualizado em 22/03/2021]

Localizada na África Oriental, a Tanzânia é um país conhecido mundialmente como um excepcional destino de safári. Seus Parques Nacionais, como o famoso Serengeti, tem vastas áreas selvagens e abrigam uma fauna diversa. O local chama atenção pelos mamíferos de grande porte.

Além disso, o país conta com um povo acolhedor, com muitas histórias e praias paradisíacas banhadas por águas azuis turquesa no belíssimo arquipélago de Zanzibar. O local também é conhecido como “Ilha do Freddie Mercury”, por ser a terra natal do famoso vocalista da banda Queen.

ATENÇÃO: A Tanzânia já está recebendo brasileiros!





Sobre

Localizada na parte oriental do continente africano e banhada pelo Oceano Índico, a República Unida da Tanzânia faz fronteira com 8 países: Uganda, Quénia, Moçambique, Malaui, Zâmbia, Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo. Além da parte continental, o arquipélago de Zanzibar também faz parte do território do país.

Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, a Tanzânia atrai atenção por sua natureza, biodiversidade animal e por suas histórias. Com fósseis de mais de 2 milhões de anos encontrados na Garganta de Olduvai, também conhecida como "o berço da Humanidade", pesquisadores acreditam que o país africano é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos.


Zanzibar



É na Tanzânia que está localizado o monte com o maior pico do continente, o Monte Kilimanjaro. Além disso, três dos Grandes Lagos da África estão parcialmente no território tanzaniano: o Lago Malawi, o Tanganica, o mais profundo do continente e com grande diversidade de espécies de peixes, e o Lago Vitória, o maior lago da África e o segundo maior lago de água doce do mundo.

  • Capital: Dodoma

  • Idioma: Embora a língua nacional seja o suaíli, o país não tem um idioma oficial (por lá são faladas mais de 100 línguas diferentes)

  • Moeda: Xelim tanzaniano (TZS)

  • Religião: o cristianismo e islamismo são as religiões mais praticadas por lá. Além dessas, há religiões africanas tradicionais

  • Fuso horário: UTC+3

  • Documentos:

    • Passaporte com validade superior a 6 meses

    • Visto: pode ser obtido de forma eletrônica ou ao entrar no país

    • Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela

    • Preencher um formulário de vigilância sanitária

    • Seguro de saúde durante o período da viagem que considere isolamento e serviços de internação em caso de COVID-19

    • Teste PCR negativo



Confira no mapa abaixo a localização da Tanzânia:



See this map in the original post



Quando ir para Tanzânia

O clima na Tanzânia é tropical e semiárido, variando do interior até o litoral. Mas no geral, as temperaturas são altas praticamente durante todo o ano, com máximas entre 28°C e 32°C e mínimas variando entre 18°C e 23°C.

As estações por lá, chuvosas e secas, são diferenciadas de acordo com as monções. Por isso, a melhor época para viajar para a Tanzânia é entre os meses de junho e outubro, que compreendem o período com menos chuvas.


Como chegar e se locomover

Há dois aeroportos internacionais na Tanzânia, um em Dar es Salaam e outro em Zanzibar. Não há voos diretos partindo do Brasil e as conexões podem ser feitas em outros países africanos, como a África do Sul, ou países da Europa.

As estradas da Tanzânia não são muito boas e percorrer grandes distâncias pode se tornar um incômodo. Por isso, a melhor forma de se locomover entre as cidades é em aviões mono ou bi motor e em transportes privativos.

Mas com a Leroy Viagens, que cuida de todos esses detalhes, você pode viajar sem preocupações!



O que fazer/Onde ir na Tanzânia

Arusha

Localizada no norte do país, sob o Monte Meru, Arusha é considerada um importante centro de diplomacia e negócios da Tanzânia. Além disso, a cidade é porta de entrada para os visitantes que desejam fazer safáris pela região, conhecer a Cratera de Ngorongoro ou subir o Monte Kilimanjaro (a montanha mais alta da África e que fica permanentemente coberta de neve).

Monte Kilimanjaro | "Elephant and Kilimanjaro" by cjasik is licensed under CC BY 2.0


Cratera de Ngorongoro

Formada após o colapso de um grande vulcão, a Cratera de Ngorongoro abriga atualmente aproximadamente 25 mil mamíferos. Essa área de conservação é tão importante que em 1978 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

É considerada a maior cratera intacta do mundo e possui enorme abundância de água, o que permite uma condição de vida excelente para os animais da região. Fazer um safári dentro da cratera é uma experiência única e realmente surpreendente que nós sempre indicamos para os nossos clientes!








Parque Nacional de Serengeti

A mais ou menos 1h de Arusha, a região do Serengeti abriga um dos maiores parques para safári do mundo e a reserva mais antiga da Tanzânia: o Parque Nacional do Serengeti.

Além dos safáris tradicionais, os passeios mais procurados por lá são os voos de balão. Mas seja por terra ou pelo ar, é possível avistar grandes quantidades de mamíferos de grande porte como elefantes, leões, leopardos, búfalos e rinocerontes.

Além disso, é um ótimo lugar para observar a Grande Migração, quando cerca de 1,5 milhões de animais, entre eles zebras, gazelas e gnus vão do Serengeti até a Reserva de Masai Mara, no Quênia, em busca de pastos mais férteis. Os melhores meses para observar essa migração é entre julho e setembro.






Zanzibar

A aproximadamente 30km da costa da Tanzânia, Zanzibar é um arquipélago formado por duas grandes ilhas, Unguja e Pemba, e por outras várias ilhotas que as cercam. O local já foi o principal mercado de escravos da costa leste da África.

Zanzibar também é conhecido como “Ilha do Freddie Mercury”, por ser a terra natal do famoso vocalista da banda Queen. Muitos também se referem ao arquipélago como “Ilha das Especiarias”, devido a grande produção de condimentos como cravo, noz-moscada, canela e pimenta do reino. Além de receber esse título, a Spice Island é famosa por emanar aromas perfumados.






Alguns atrativos de Zanzibar:

  • Relaxar ou praticar esportes aquáticos em praias de areias branquinhas, mar com vários tons de azul e água morna. As praias que se destacam são a Praia de Nakupenda e a Praia de Nungwi. A segunda já foi eleita como uma das melhores do mundo!

  • A Cidade de Pedra (Stone Town) é o coração de Zanzibar. A misteriosa cidade muralhada é um local importante declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco por guardar séculos de história. Em sua arquitetura, mercados, culinárias e mesquitas é possível perceber a diversidade cultural da capital devido aos diferentes povos dominadores - árabes, persas, indianos, chineses, portugueses e britânicos.

  • Se deliciar com a ótima gastronomia do restaurante mais icônico de Zanzibar, o The Rock. Construído em cima de um rochedo no mar, durante a maré alta o restaurante fica ilhado e é possível acessá-lo apenas de barco.

É importante saber: como 95% da população do arquipélago é muçulmana, é necessário estar atento às regras de convivência e respeitar os costumes locais.







Onde se hospedar

Ngorongoro Crater Lodge

Construído na borda da Cratera de Ngorongoro, esse é um dos lodges mais exclusivos da África e possibilita que o hóspede acorde com uma das mais famosas paisagens do continente.

Com uma estrutura dividida em três acampamentos, cada acomodação é independente, conta com serviço de mordomo 24 horas por dia. O regime de alimentação é all inclusive, incluindo bebidas alcoólicas.

Aventure-se por safáris e depois e volte para relaxar em um ambiente suntuoso e elegante.





Sabora Tented Camp

O Sabora Tented Camp faz parte da rede Singita, uma marca reconhecida mundialmente por oferecer experiências de safári de luxo em 15 lodges premiados.

Para viajantes que prezam pelo luxo sustentável e desejam viver uma aventura de safári sem abrir mão de uma experiência envolta em níveis incomparáveis ​​de conforto, o Sabora Tented Camp é uma excelente opção. Assista o espetáculo da Grande Migração com uma vista privilegiada.






Zuri Zanzibar

Localizado no arquipélago de Zanzibar, o hotel oferece uma experiência completamente única para aqueles que querem experimentar algo fora das tradicionais trilhas africanas; um local que permite aos hóspedes uma sensação de paz e tranquilidade.

Localizado na mais bela praia de areia branca da costa noroeste de Unguja, a 50 km de Stone Town, o Zuri Zanzibar oferece acomodações escondidas em um grande jardim tropical a uma curta caminhada das águas azuis do Oceano Índico.







Vamos planejar uma viagem pela Tanzânia?

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências de safáris mais incríveis! Clique no botão abaixo e solicite uma viagem personalizada:





Leia também