Conheça o Peru
Peru
O Peru encanta por sua diversidade cultural, histórica e natural. Do deserto à Cordilheira dos Andes, passando pela selva peruana, o país conta com roteiros para todos os gostos e cenários de tirar o fôlego!
O berço do Império Inca é cheio de tradições e possui 12 patrimônios mundiais reconhecidos pela UNESCO. Além de todas as belezas naturais, a gastronomia peruana é reconhecida como uma das melhores da América Latina.
Conheça mais sobre esse país com uma energia e espiritualidade única e que abriga um povo apaixonado por sua história.
Sobre
Capital: Lima
Língua: Espanhol, mas o inglês é amplamente falado
Moeda: Soles
Religião: catolicismo
Fuso horário: GMT -5h
Documentos:
Não é necessário tirar visto para turismo
Passaporte com validade de seis meses ou documento de Identidade (a carteira de motorista brasileira não é válida como documento de identidade)
Confira abaixo a localização do Peru no mapa:
Para quem o destino é indicado?
O Peru é uma ótima opção para:
Grupos de amigos de qualquer idade
Quando ir para o Peru
O Peru é um país com grandes diferenças climáticas na costa, selva e nos andes.
A costa peruana, onde Lima está localizada, pode ser visitada o ano todo. Mas a época mais indicada é o verão, entre os meses de dezembro e março, quando faz bastante sol por lá. Durante as outras estações do ano os dias são mais cinzentos, podem acontecer chuvas (lembrando que a chuva nesta parte do Peru se assemelha a uma garoa) e o inverno é mais frio. O clima em Lima é desértico, sempre muito úmido e com temperatura média anual de 19 °C.
Já a região dos andes conta com duas estações bem definidas: o inverno (de novembro a março), com muita chuva e noites frias podendo chegar a -3° C., e o verão (de abril a outubro), com temperaturas mais amenas e pouca chuva, tornando-se a época ideal para visitar a região.
A selva peruana, assim como os andes, também conta com duas estações bem definidas: a estação das chuvas (de novembro a março) e a estação com menos chuvas (de abril a outubro), tornando-se o momento ideal para visitar a região.
Principais atrativos
Lima
Conhecida como a Capital Gastronômica da América Latina, Lima é a segunda maior cidade localizada em um deserto no mundo (perdendo apenas para o Cairo, no Egito). A capital do país e maior cidade peruana oferece uma diversidade de experiências e, por isso, Lima é o melhor lugar para começar sua viagem pelo Peru. Lá você terá a oportunidade de se aprofundar na cultura e história do país, experimentar o melhor da gastronomia peruana, praticar esportes de aventura e apreciar lindas vistas do Oceano Pacífico.
Para ler mais sobre minha experiência em Lima, clique aqui.
O que fazer?
Passear por Miraflores degustando diferentes pratos e bebidas da rica gastronomia peruana, degustar doces locais no Parque Kennedy, saltar de parapente, fazer compras nos mercados de artesanato e no belíssimo shopping à beira mar, o Larcomar;
Visitar a Huaca Pucllana, uma pirâmide pré-inca localizada no centro de Miraflores que tornou-se um importante sítio arqueológico;
Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988, o Centro Histórico de Lima é uma parada imperdível! Recomendo um tour guiado pela região para conhecer a história da cidade e apreciar prédios históricos com diferentes tipos de arquitetura: colonial, neoclássica, brutalista e Art Nouveau;
Visitar os parques de Lima que contam belíssimas áreas verdes e paisagismo incrível. Entre os parques da cidade vale um destaque para o Parque da Reserva, pois ele abriga o maior complexo de fontes do mundo: O Circuito Mágico das Águas. Essa atração é muito indicada para todas as idades;
Recomendo muito a visita aos museus de Lima, com destaque para o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera. Além de ter um paisagismo incrível e ser um local muito agradável para passar uma manhã ou tarde, o Museu Larco possui um acervo de mais de 45 mil obras que explicam cronologicamente os 5 mil anos de desenvolvimento da história pré-colombiana do Peru. É um passeio imperdível para mergulhar na história peruana.
Cusco
Além de ser o ponto de partida para quem quer conhecer o Machu Picchu, a antiga capital do Império Inca é um destino que merece muita atenção em seu roteiro pelo Peru. A misteriosa cidade tem uma importância histórica tão grande e um vínculo tão forte com sua ancestralidade que é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
ATENÇÃO: Devido a altitude (aproximadamente 3.400 metros acima do nível do mar) é importante estar preparado para evitar o soroche (mal de altitude que pode ocasionar dores de cabeça, tontura e enjoo). Hidrate-se bem, descanse bastante no dia em que chegar em Cusco, mastigue ou tome chá de folha de coca ou, até mesmo, tome medicamentos específicos para não passar mal.
O que fazer?
O centro turístico de Cusco é pequeno e isso possibilita que você visite os principais pontos a pé. Recomendo que você percorra as ruas e becos da cidade para se encantar com a arquitetura, observar o povo local, seus costumes e roupas típicas, se encantar com os músicos de rua e descobrir vistas panorâmicas da cidade;
Para mergulhar na história do antigo Império Inca, não deixe de visitar os museus e sítios arqueológicos da cidade, com um destaque para o Templo do Sol (Coricancha);
Comprar lembrancinhas e artesanato nos mercados e feirinhas da cidade;
Passeie pela famosa Plaza de Armas, a principal praça de Cusco, e experimente típicos pratos peruanos nos restaurantes ao redor;
Fazer trekking até lagunas e picos nevados próximos a Cusco, como a Laguna Humantay e o Ausangate, a quinta montanha mais alta do Peru;
Conhecer a Montanha de 7 Cores.
Vale Sagrado
Localizado nos Andes peruanos, em uma região que começa a 15 km ao norte de Cusco e vai até o Machu Picchu, o Vale Sagrado está a 2.800 metros acima do nível do mar.
O Vale é composto pelas cidades de Pisac, Calca, Yucay, Urubamba e Ollantaytambo. A região é perfeita para apreciar o dia a dia de povos que mantêm a cultura ancestral viva, se encantar com a vista das cordilheiras e se aclimatar antes de visitar o Machu Picchu.
A região era o centro da produção e experimentos agrícolas do Império Inca, devido à proximidade das águas do rio Urubamba e suas terras férteis. Hoje o local é considerado como um dos mais importantes sítios arqueológicos da região e tem um valor histórico ímpar para toda a América do Sul.
O que fazer?
Visitar Pisac, que é a porta de entrada para o Vale Sagrado, para conhecer suas ruínas (terraços incas usados para a produção agrícola), viver experiências espirituais e fazer compras no famoso Mercado local;
Voltar no tempo ao passear pelas construções e complexo de templos e terraços de Ollantaytambo, conhecido como “a Cidade Viva dos Incas”;
Praticar esportes de aventura como rafting e mountain bike;
Visitar Moray e seus característicos terraços circulares que serviam para experimentos agrícolas;
Se encantar com a beleza das salineiras de Maras;
Conhecer Chinchero, uma cidade onde o povo mantém costumes e tradições milenares, observados em suas roupas, casas e manifestações culturais. Lá também é possível acompanhar o processo de tecelagem.
Machu Picchu
Finalmente chegamos na atração mais famosa e procurada no Peru, o sítio arqueológico de Machu Picchu. Localizado a 80 km de Cusco e a 2.430 metros acima do nível do mar, “a Cidade Perdidas dos Incas” é espetacular, uma verdadeira joia arquitetônica! A cidade mais próxima ao Machu Picchu é Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Águas Calientes.
Considerado como um dos mais importantes centros político, religioso e administrativo do Império Inca, o local também impressiona pela beleza e complexa arquitetura que resistiu ao tempo. Sua importância histórica, a preservação das características originais, a energia do lugar e a vista incrível das cordilheiras colaboraram para que o Machu Picchu fosse declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e também como uma das Sete Maravilhas do Mundo!
O que fazer?
Percorrer a trilha Inca;
Observar as cordilheiras dos Andes;
Subir até o Huayna Picchu, o pico mais alto de Machu Picchu, a 2.720 metros acima do nível do mar;
Percorrer a trilha até a montanha Machu Picchu;
Percorrer trilhas como o Caminho Inca, Inka Jungle Trek, Trilha Salkantay ou Trilha Lares;
Adquirir o carimbo especial no Machu Picchu em seu passaporte.
Onde ficar
Hotel B., em Lima
Ambientado numa mansão de veraneio de 1920, o Hotel B. está localizado no descolado bairro Barranco, famoso pela cena artística e boêmia da cidade. O hotel boutique tem o selo Relais & Châteaux, é decorado com uma linda coleção de arte contemporânea e conta com acomodações charmosas e confortáveis.
Para saber mais sobre minha experiência em Lima e sobre minha hospedagem no Hotel B., clique aqui.
El Mercado, em Cusco
Localizado no coração de Cusco, próximo a Plaza de Armas, o El Mercado oferece um ambiente calmo e descontraído, acomodações boutique premium, culinária requintada e serviço excelente. A arquitetura e design de interiores do hotel homenageiam os mercados de Cusco, trazendo cores vivas, texturas variadas e outros detalhes culturais e históricos cusqueños.
Sol y Luna, no Vale Sagrado
O belíssimo Sol y Luna está localizado em Urubamba, no Vale Sagrado, e conta com o selo Relais & Châteaux. A hospedagem reflete autenticamente a rica cultura andina e é o local perfeito para apreciar a beleza do Vale Sagrado. O hotel oferece experiências inesquecíveis, aventuras carregadas de adrenalina e uma imersão na vida cultural única do Vale.
Além de ser uma bela opção de hospedagem, durante sua estadia você poderá conhecer a Associação Sol y Luna, uma instituição civil sem fins lucrativos totalmente financiada com os lucros do hotel, com a contribuição voluntária de hóspedes, amigos e benfeitores. O objetivo da Associação é apoiar a Escola Intercultural Sol y Luna, algumas famílias da região, promover treinamentos e gerar empregos para membros da comunidade.
Inkaterra, em Machu Picchu Pueblo
Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel é uma vila andina íntima escondida na floresta. Membro do National Geographic Unique Lodges of the World, a propriedade possui 12 hectares de rara beleza natural, onde vivem diversas espécies de pássaros e a maior orquídea nativa do mundo!
Os hóspedes podem desfrutar do Spa Unu, que combina o cuidado clássico com uma abordagem andina mística. Os produtos naturais são derivados de extratos botânicos locais (menta, eucalipto e orquídeas), proporcionando uma experiência espiritual agradável, sensual e calmante. O excelente restaurante oferece uma vista deslumbrante do Rio Vilcanota e compartilha os segredos da culinária peruana com um toque contemporâneo.
Gastronomia
A gastronomia peruana é um orgulho nacional, afinal, a cidade de Lima é considerada a "Capital Gastronômica da América"! Como prova dessa excelência, desde 2011 vários restaurantes de Lima estão na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.
Devido a cultura de experimentações agrícolas, hoje o Peru conta com uma grande variedade de milhos, batatas, peixes, frutos do mar, pimentas e tomates. Esses ingredientes formam a base da cozinha local e contam com variações devido a influências africanas, europeias, chinesas e japonesas.
Não deixe de experimentar o ceviche, o cuy, a carne de alpaca, as Papas a la Huancaina e o Lomo Saltado.
Já em relação às bebidas, seguem algumas sugestões que você não pode deixar de experimentar durante sua viagem ao Peru: o famoso pisco, a chicha morada, a Inka Kola e a Cusqueña, famosa cerveja nacional.
Desde 2008 a Sociedade Peruana de Gastronomia promove o "Mistura", o maior festival de comida da América Latina. O evento acontece anualmente em setembro e é uma ótima oportunidade para degustar o melhor da gastronomia peruana!
Caso você tenha interesse em um roteiro gastronômico pelo Peru, preencha o formulário para solicitar uma proposta de viagem sob medida para você considerando as melhores experiências gastronômicas de Lima!
Vamos planejar sua viagem para o Peru?
Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais combinam com você. Clique no botão abaixo e entenda como é o nosso trabalho: