Leroy Viagens

View Original

Japão: ideal para os amantes de tecnologia e belezas naturais

Japão: conheça as belezas do país sede das olimpíadas de 2021

O Japão, lar das famosas árvores de cerejeira fica no continente asiático é banhado pelo Oceano Pacífico e seu território é formado por 3 mil ilhas.

O Japão é a terceira maior economia do mundo devido a sua alta capacidade tecnológica frente ao resto do mundo. O país também não fica atrás quando o assunto são belezas naturais e turismo.

Saiba tudo sobre a florada das cerejeiras no Japão.

Sobre

O fuso horário do Japão está a 12 horas de diferença para o horário oficial de Brasília na área UTC+9.

A religião predominante é o Xintoísmo seguida pelo Budismo e o Cristianismo. As principais ilhas do Japão são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, sendo a Honshu a maior de todas elas e responsável por abrigar a capital ,Tóquio, sede das Olimpíadas de 2021 outras cidades importantes são Nara, Kyoto e Osaka.

Breve história do Japão

A história da civilização Japonesa data de III a.C. e partir do século XVI começam os intercâmbios entre japoneses e europeus por meio das navegações. Porém o processo foi interrompido devido a questões religiosas. Após este período a Terra do sol nascente passou por um forte processo de militarismo. O Japão começou seu processo de universalização em meados do século XIX após a Restauração Meiji. A partir deste período investiu-se em transporte e mão de obra especializada.

Depois da derrota na Segunda Guerra mundial o Japão ficou sob controle dos EUA até 1952 e em 1970 se tornou a segundo país mais rico do mundo.

Belezas naturais no Japão 

No quesito belezas naturais, o relevo japonês da um show, pois é constituído por dobramentos modernos que formam magníficas áreas montanhosas. Pelo menos 75% do território possui essa característica o que torna o Japão um destino cheio de maravilhosas paisagens naturais. Um dos pontos turísticos mais famosos é o Monte Fuji, o maior relevo do Japão.

Veja nossa indicação de hotel para se hospedar no Japão:

Mandarin Oriental Tóquio

O Hotel 5 estrelas fica localizado na cidade de Tóquio e proporciona a melhor vista da cidade. Além disso, possui SPA e restaurante com 3 estrelas no Guia Michelin.


Curiosidades

Também conhecido como Terra do sol nascente o Japão é mundialmente famoso por  alguns costumes e produções da sua cultura, como os Mangás, culinária e as artes marciais, judô e karatê.

No país, os Mangás são mais influentes do que a televisão ou os jornais e movimentam milhões de Ienes, sendo uma indústria extremamente lucrativa e popular

Atualmente o Brasil tem a maior comunidade de japoneses fora do Japão. Esta comunidade está localizada no bairro da Liberdade em São Paulo, outro lugar com forte presença desta comunidade é o Havaí.

Por que contratar uma agência especializada? Veja o que nossos clientes têm a dizer.

Gastronomia

A gastronomia japonesa já é reconhecida internacionalmente e considerada uma das melhores do mundo. Mas nem sempre foi assim, ela só se popularizou por volta dos anos 1990 quando grandes redes de restaurantes se espalharam pelo mundo.

A base da alimentação japonesa são o arroz e frutos do mar, entre seus temperos estão wasabi, molho de soja, mostarda e caldo de peixe. Estes são os ingredientes mais utilizados devido à falta de fertilidade da terra e ao fato do território ser formado por ilhas banhadas pelo Oceano Pacífico. A carne vermelha, no entanto só foi introduzida ao Japão no século XIX, a partir daí começaram a ser usadas nos famosos espetos e junto ao lamen ( ramen, em japonês). Da mesma forma é costume os japoneses beberem bastante chá verde, inclusive durante as refeições, almoço e jantar.

Confira aqui os melhores restaurantes de Tokyo, todos estrelados no Michelin!

3 Templos e santuários imperdíveis no Japão

Ao pousar nesse destino incrível não esqueça de passar pelos templos e santuários típicos desta região da Ásia. Para as duas principais religiões observa-se que os santuários são locais de contemplação Xintoísta, ao passo que os templos budistas.

1)Izumo Taisha (Santuário Izumo Taisha)

Izumo é uma das regiões mais antigas do Japão conhecida anteriormente como o país dos deuses. O santuário Xintoísta é dedicado a Okuninushi no Mikoto, uma divindade associada com o amor e o casamento. As pessoas vão ao local na intenção de garantir sucesso na busca por um parceiro e para o casamento.

2)Eikan-do Zenrin-ji (Templo Eikan)

Se encontra ao norte do grande complexo de templos de Nanzenji. Cercado de jardins e lagos, o local fica ainda mais bonito nas luzes da noite e durante o outono devido às folhagens características que aparecem nessa época do ano. O templo é dedicado à aprendizagem e possui valiosos tesouros como a incomum estátua do Buda Amida, que olha por cima do ombro.

3)Itsukushima (Santuário Itsukushima)

O Itsukushima  é conhecido como o santuário flutuante e foi construído em 594 d.C. Ele é dedicado às três deusas xintoístas do mar (Ichikishima, Tagori e Tagitsu), atualmente ele é considerado um patrimônio mundial pela Unesco.

O santuário foi construído sobre as águas, pois está localizado em uma região montanhosa, para os xintoístas as montanhas são consideradas sagradas, portanto nenhum humano pode pisar na região.

Festivais japoneses

Ano novo

Assim como na China, uma das maiores festividades no Japão é o seu ano novo, que acontece na virada do dia 31 para o dia 1º. Porém, cinco anos depois da Restauração Meiji, o Japão adotou o calendário gregoriano, por isso o dia 1 de janeiro é o ano-novo oficial no país.

Tooro Nagashi

Outro festival bastante conhecido no Japão é o Tooro Nagashi, festival das lanternas o ritual representa uma jornada para o pós vida. Geralmente acontece no Obon, feriado em que acredita-se que os espíritos visitam o mundo material ou em homenagem aos mortos por alguma tragédia.

Museu Miraikan

Uma boa opção de passeio para os amantes de tecnologia na sede das olimpíadas é o Museu Nacional de Ciência e Inovação, Miraikan.

Localizado em uma lha na baía de Tóquio, as exposições são focadas em robótica, medicina e no espaço. Lá é possível ver exposições fixas e temporárias que em sua maioria são interativas e permitem que os visitantes toque nos robôs e participem de jogos.


Gostou de saber um pouco mais sobre o Japão, a sede das Olimpíadas em 2021?

Sonha em visitar o Japão? Conheça a Leroy Viagens e saiba como podemos ajudar a tornar seu sonho em realidade!


Leia também