Amazônia
A Amazônia é a mais diversa floresta do mundo localizada no território da: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
Na floresta tropical destaca-se o Rio Amazonas, o maior rio do território ele nasce no Peru, e desagua, no Brasil na extensão em que os famosos rios, Negro e Solimões se encontram.
O Rio é um dos maiores do mundo e disputa o pódio com o majestoso Nilo.
Amazônia e Amazonas
Muitas vezes os nomes Amazônia e Amazonas são confundidos pela sua similaridade, porém os dois se referem a coisas diferentes.
A Amazônia é o nome dado à floresta, enquanto Amazonas é o nome do estado brasileiro onde está localizada a maior floresta tropical do mundo.
Desvendado o trava-línguas, vamos falar mais sobre esse curioso destino.
Como é o clima na Amazônia?
Basicamente o clima amazônico é dividido em duas grandes temporadas, o período chuvoso e o período de seca.
As chuvas vão de Dezembro a Março (Inverno Amazônico) e a seca entre Maio e Setembro, segundo o Instituto de Pesquisa Espaciais.
A temperatura durante todo o ano varia pouco, entre 27ºC e 25ºC, chove e faz sol praticamente todos os dias e a umidade do ar está sempre acima de 70%.
O que fazer na Amazônia?
Bom, para começarmos é preciso dizer que cada pessoa possui um perfil e as atividades da viagem precisam estar de acordo com as preferências e gostos de cada cliente.
A Leroy Viagens busca conversar com cada cliente para criar roteiros personalizados que atendam às suas expectativas. Solicite o seu orçamento.
Tendo em vista isso, separamos algumas experiências que você pode gostar:
Passear de barco ou fazer um cruzeiro pelo rio
Passeie de barco ao longo da extensão do Rio Amazonas e testemunhe o encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões.
Pesca recreativa
Pesque as mais variadas espécies de peixes nas afluentes do Amazonas em passeios contratados junto às acomodações.
Focagem noturna
Saía à noite para fazer focagem noturna à procura da vida selvagem em sua essência. Com apoio de guias locais observe os diversos pássaros, jacarés, cobras e onças da fauna local.
Trilha na mata
Faça a trilha dentro da mata e observe a marca da altura que a água atinge nas árvores durante as chuvas.
E claro, tudo isso com apoio de um guia abrindo o caminho e mostrando a vida na floresta.
Observe as formigas gigantes e os rastros de animais selvagens, peculiaridades da vida na floresta.
Parque Nacional Anavilhanas
O Parque Nacional de Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, que muda conforme a alta e baixa dos níveis de água.
Durante os níveis mais baixos das águas são formados bancos de areia branca, como pequenas praias de água doce sobre o Rio Negro.
Uma das regiões de praias de água doce mais famosas é Alter do Chão.
Saiba tudo sobre Alter do chão aqui!
No parque Anavilhanas também é comum observar os famosos botos;
Conheça as comunidades locais
Aproveite a estadia para interagir com as comunidades locais, ribeirinhas e indígenas para aprender mais sobre sua cultura, origens, ouvir histórias e comprar lembrancinhas artesanais.
Presidente figueiredo
Separe pelo menos um dia de viagem para visitar as cachoeiras, cavernas e grutas de Presidente Figueiredo e deslumbrar-se com as águas cristalinas e paisagens místicas. A comunidade local tem muitas histórias místicas a contar sobre o local. Além disso, será um banho de cachoeira sem igual em meio a imensidão da natureza.
Cidade de Manaus
Se você gosta de arquitetura não deixe de conhecer o Museu Teatro do Amazonas em Manaus. O Teatro é uma obra imponente de 1884, Shows, peças e concertos fazem parte da agenda cultural do monumento.
Para quem quer entender melhor sobre a botânica e espécies da floresta tropical, O Museu Botânico da Amazônia, O MUSA possui a diversidade da floresta em uma área dedicada à conservação e estudos da floresta amazônica.
É importante saber:
Ao todo a Amazônia ocupa 8 estados do Brasil, são eles, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins e oeste do Maranhão; Está área dos 8 estados é denominado pelo Governo brasileiro como Amazônia Legal;
O Brasil pré-colonial era abrigado unicamente por povos indígenas e ao todo no país existem mais de 200 tribos de diferentes etnias. Atualmente na Amazônia os principais povos são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e Aruás;
Como falamos no tópico clima, a temperatura no estado do Amazonas são elevadas, por isso não esqueça o protetor solar, chapéus e/ou boné para descansar do sol; Além disso é muito importante levar repelentes para evitar os insetos.
Culinária Amazônica
Segundo o Embrapa estima-se que 44% das 500 espécies de frutas existentes no país estão na Amazônia. Por isso a região esbanja uma variedade gastronômica fascinante.
Os três principais pratos que você encontrará no Amazonas são:
Caldo de Tambaqui
O caldo é feito à base do peixe típico da região, tomates, cebola, para deixar o caldo suculento,vinagre, sal e limão complementam o prato.
Tacacá
O tacacá é uma especialidade da cozinha do norte, o alimento também possui um caldo extraído da mandioca conhecida como "brava''. Esse legume passa por um processo árduo para retirar sua substância tóxica e esse processo leva vários dias. O líquido extraído da mandioca (Tucupi) e aferventado é o principal insumo da receita, que leva Jambu, Chicória e Camarões.
Mingau de Banana
O Mingau de Banana também é uma tradição da cozinha local. O mingau leva Banana-da-terra, leite e uma pitada de sal.
Além dessas receitas, não deixe de experimentar os maravilhosos e exóticos sabores da Amazônia: Açaí, Tucumã, Castanha-do-pará, Guaraná, Cupuaçu, Tucunaré, Pupunha e Fruta do Conde.
Curiosidades
Os famosos botos-cor-de-rosa, originalmente nascem cinzas, porém com o passar dos anos eles vão perdendo a coloração e se tornando esbranquiçados. O efeito rosado na pele é devido à irrigação sanguínea dos vasos sanguíneos subcutâneos.
O Rio Negro e o Rio Solimões percorrem cerca de 6km sem se misturarem. Isso acontece devido a sua composição química, temperatura e velocidade, até os dois finalmente se misturarem formando a imensidão do Rio Amazonas.
Em todo o território da Floresta amazônica as chuvas têm uma média de 5.000mm por ano, isso ocorre devido ao fato de que a própria floresta gera uma grande quantidade de umidade na atmosfera que formam os “rios voadores” grandes nuvens que levam às chuvas na região.
A Amazônia é a grande responsável pela a origem da maioria das lendas do folclore brasileiro. Lendas são histórias contadas de geração para geração que costumam explicar algum fenômeno da natureza.
Além disso, algumas lendas servem para a manutenção da conservação da floresta, como é o caso da lenda do Curupira. O personagem tem cabelos de fogo e pés virados para trás, para provocar a sua ira basta causar uma ameaça ambiental.
Solicite sua viagem personalizada para a Amazônia!
Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais tem a ver com o seu perfil. Clique no botão abaixo e solicite o seu roteiro personalizado para esse destino incrível!