Alter do Chão
No coração da Floresta Amazônica, Alter do Chão é uma das joias brasileiras e vem chamando atenção de turistas de todo o mundo.
O destino conta com belezas únicas e uma natureza ainda preservada! As praias com areias branquinhas, banhadas por água doce e envoltas pelo verde amazônico fizeram com que o local ficasse conhecido como Caribe Brasileiro ou Caribe Amazônico.
Na lista das top 10 praias mais lindas do Brasil, segundo o The Guardian, Alter do Chão foi eleito em primeiro lugar. Além disso, o jornal inglês também o elegeu como destino com as mais belas praias de água doce do mundo!
Para quem o destino é indicado?
O arquipélago é uma ótima opção para:
Grupos de amigos de qualquer idade
Pessoas que querem viajar sozinhas
Sobre Alter do Chão
Alter do Chão é uma vila localizada na margem direita no Rio Tapajós, a 38 km do município de Santarém, no Pará. O local, que já foi habitado por índios Borari, tem hoje quase 7 mil habitantes e é um dos principais destinos turísticos da região. O acesso aos pontos turísticos é fácil e a vila oferece uma boa infraestrutura.
A vila paraense é um local fora do óbvio, perfeito para quem quer visitar praias paradisíacas e pouco conhecidas, conhecer a floresta Amazônica sem passar perrengues e viver uma experiência de imersão na natureza! Ao mergulhar nos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas e se sentir abraçado pela Floresta Amazônica, você irá vivenciar uma experiência única!
Confira no mapa abaixo onde fica Alter do Chão:
Quando ir
O clima em Alter é quente e úmido o ano inteiro, com a temperatura média de 26 °C. Mas para definir qual a melhor época para visitar a vila, é importante saber que o cenário muda completamente nas estações de chuva e de seca, mas ambos são interessantes e atraem turistas.
O período de chuva na região acontece durante o inverno amazônico, entre os meses de janeiro e julho. Nesse período as praias praticamente desaparecem e as atividades turísticas mais procuradas na região são:
Trilhas na Floresta Nacional do Tapajós
Observação da riquíssima fauna
Tomar banho de rio
Passeios de canoa pela Floresta Encantada (com o alto volume de água nos rios é possível fazer passeios incríveis pela floresta inundada, passando entre as copas das árvores)
Visita às comunidades ribeirinhas para conhecer a cultura local
Visitar projetos comunitários
Conhecer de perto a vida das tribos indígenas que habitam a região
O período de seca acontece durante o verão amazônico, entre os meses de agosto e dezembro. Por ser o período perfeito para desfrutar das famosas praias de água doce da região, esta é considerada a alta temporada por lá. Quanto menor o volume de água nos rios, mais as faixas de areia aparecem, formando lindos cenários.
A região também atrai muitos turistas durante as principais festas/festivais locais:
Festa do Sairé, festival folclórico mais importante e tradicional de Santarém que acontece anualmente no mês de setembro
Participar do Carnaval da região, conhecido também como “Mela Mela”, onde a diversão é brincar com amido de milho e spray de espuma
Festival Borari que, assim como o Sairé, acontece para manter viva a cultura dos índios Borari, os primeiros habitantes da região. Acontece anualmente no mês de julho
Réveillon em Alter do Chão para comemorar a chegada do novo ano em festas que acontecem em praias desertas ou em baladas a bordo de barcos. A Vai Tapajós é a festa mais famosa dessa época
Como chegar
A principal porta de entrada para viajantes de todo o Brasil é o Aeroporto de Santarém (STM), onde chegam voos diários saindo de Brasília, Belém e Manaus. Alter do Chão está localizado a 34 km do aeroporto. Para os viajantes que estão partindo de Manaus ou Belém, também há a opção de percorrer de barco o trajeto até a pequena vila.
Nós podemos cuidar de todos os detalhes da sua viagem para Alter do Chão, desde a compra das passagens para Santarém e definição dos traslados, até a criação de um roteiro personalizado que seja a sua cara! Clique aqui para entender como funciona o nosso trabalho.
Onde ficar
Nós gostamos de sugerir aos clientes da Leroy Viagens que se hospedem na Vila de Alter Pousada Boutique Amazônia. É uma pousada charmosa, em harmonia com a floresta e que se preocupa com a sustentabilidade. A arquitetura dos seus seis bangalôs criam uma atmosfera de bem-estar integrada ao verde da mata.
Gastronomia
A culinária do Norte do Brasil é uma atração à parte! Os pratos típicos servidos em Alter têm influência indígena, africana e portuguesa e é considerada por muitos como a verdadeira culinária brasileira.
Os ingredientes comuns nos pratos são frutas da região e peixes de água doce, sempre com uma deliciosa combinação de temperos indígenas, pouco comuns para quem não vive na região. Não deixe de experimentar os peixes assados na brasa, as caldeiradas, moquecas e o pato no tucupi.
No Caribe Amazônico você também poderá experimentar diversos tipos de sucos, doces e sobremesas feitas com frutos locais, como o cupuaçu, murici e bacuri. A cachaça de jambu é uma bebida típica da região e que faz sucesso entre os turistas! Além disso, não deixe de experimentar o açaí paraense.
O que fazer em Alter do Chão?
Conhecer o máximo de praias em Alter do Chão e também nos arredores, pois cada uma conta com cenário único e todas estão em constante mudança
Não deixar de visitar a Praia da Ilha do Amor e o Lago Verde
Fazer passeios de barco/lancha pelos rios
Fazer um cruzeiro pelo rio Amazonas
Passear pelas lagoas, igarapés e canais
Visitar ou passar uma noite nas comunidades ribeirinhas para conhecer mais sobre a cultura local
Conhecer o maior rio e a maior floresta do mundo
Se deliciar com a gastronomia local
Observar o belíssimo pôr do sol na Ponta do Cururu ou na Ponta do Muretá
Se encantar com a vista do Morro da Piraoca
Aproveitar a vida noturna por lá, que também é bastante movimentada e animada pelo carimbó, ritmo popular local
Visitar a Floresta Nacional do Tapajós e se encantar com as belezas da Floresta Amazônica
Visitar a Praça do Mirante, em Santarém. Além de ser um marco histórico do município, é o local perfeito para ter uma visão privilegiada do encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós. Os dois rios se encontram, mas não se misturam. Esse fenômeno é considerado como patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará.
Eu quero conhecer Alter do Chão!
Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais tenham a ver com você. Clique no botão abaixo, entenda como funciona o nosso trabalho e solicite o seu roteiro personalizado: