Nova York: imperdíveis da arquitetura!
Que Nova York é uma cidade inspiradora na arquitetura já não é novidade. Seus famosos skyscrapers (arranha-céus) são referência em todo o mundo! Hoje convidamos Giovanna De Giacomo, para estreiar o #LeroyExperts! Uma série de conteúdos exclusivos onde traremos experts de várias áreas para dar as melhores dicas de viagem.
Apaixonada pelo mundo e por histórias, ela compartilhou conosco seus conhecimentos relacionando arquitetura com viagens, suas duas grandes paixões. Confira:
Arch-Explorer Around the World
Conheça três lugares favoritos em Nova York
por Giovanna De Giacomo
Arquitetura é uma arte multidisciplinar e eu amo descobrir novas experiências pelo mundo, selecionei 3 spots em NYC para quem ama arquitetura relacionada com:
Urbanismo
Domino Park
Localizado em Williamsburg, bairro do Brooklyn que está se tornando um novo point cool e artsy. O Domino é um parque de mais de 20 mil m2 que celebra a história de um dos locais industriais mais icônicos da orla de Nova York: a Domino Sugar Refinery.
O parque ocupa o terreno da antiga fábrica que foi um marco no bairro desde o século 19, mas que deixou de operar em 2004. Após anos sem uso no local, o parque foi inaugurado em 2018 com projeto do mesmo escritório do High Line Park integrando mais de 30 relíquias recuperadas em grande escala, incluindo 21 colunas originais da antiga fábrica. É um lugar super artístico, com diversas atrações e uma vista incrível para Manhattan.
Fotografia
Fotografiska Museum
O museu de fotografia sueco Fotografiska tem sua filial em Nova York na região de Gramercy Park. O edifício que abriga o museu é a Church Missions House, um marco do Renascimento com 6 andares e mais de 4 mil m2. Quem assistiu a série da Netflix “Inventing Anna” com certeza vai reconhecer essa fachada (e quem não viu, fica a dica!)
O museu é super descolado, com uma bookstore e um café incríveis no térreo, um bar no sótão e um restaurante no 2º andar. As galerias tocam música pop e você pode passear pelos andares com o drink que você comprar no bar vendo as melhores exposições de fotografia. Ao lado do museu se encontra o Chapel Bar, um bar escondido localizado dentro de uma capela que é um spot disputado e exclusivo nas noites da cidade.
História
Morgan Library & Museum
Resultado da grande paixão pelo colecionismo por J.P. Morgan, um dos homens mais ricos e poderosos da América. A biblioteca e museu estão localizados em sua antiga casa de 1880 em um grande lote na Madison Avenue que sobreviveu à corrida pelos prédios mais altos do mundo em NY.
À medida que sua coleção crescia, J.P. Morgan construía anexos com clássicos projetos de arquitetura, totalizando em um complexo de 3 prédios que em 2006 receberam projeto de reforma e ampliação por Renzo Piano, que interligou os 3 edifícios trazendo muita modernidade. A arquitetura que evidencia a luz natural utilizando vidro e estrutura metálica branca é incrível, mas a história e os objetos expostos são ainda mais surpreendentes!
Conheça a Giovanna De Giacomo
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou em escritórios de arquitetura renomados de Belo Horizonte.
Morou um ano na Itália em 2020, onde estudou arquitetura na Università di Bologna e voltou em Bologna em 2022 para um curso de especialização em Marketing e Comunicação para Arquitetura na YACademy.
Já participou de viagens de grupos de arquitetura para o Chile, Chicago, Dubai e Nova York.
Fluente em inglês e italiano e com nível intermediário de espanhol e básico de francês, explora o mundo sob o olhar da arquitetura.