Você já pensou em como seria passar as férias em uma região que parece conto de fadas, com vários castelos antigos e jardins floridos, onde reis e rainhas viveram por vários anos? 

Esse lugar existe e é o Vale do Loire, região na França de cerca de 800 km², reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por preservar mais de 300 castelos renascentistas, que se encontram ao longo de vários rios, incluindo os rios Cher, Vienne e Loire. 

Vale do Loire também é conhecido como Jardim da França, porque suas cidades e vilas possuem vários jardins lindos de ser perder de vista, com uma imensa variedade botânica e até mesmo tendo castelos-jardins. 

Para quem tem curiosidade de saber como é ser da realeza por uns, conhecendo vários castelos e inclusive se hospedando em um, Vale do Loire é o destino que aguarda sua ida. 

Confira o melhor da região e descubra como é viver a experiência de se hospedar em um castelo renascentista!

Como surgiram os castelos do Vale do Loire

A elite francesa escolheu o Vale do Loire como refúgio de férias e residência, construindo assim vários castelos magníficos pela região, que representavam a história da época. 

Durante a Guerra de 100 anos, muitos desses castelos foram transformados em fortalezas, por se encontrarem na zona de fronteira, mas após declarada a paz, os mesmos fora reformados como palácios para a aristocracia. 

Com isso, a região de Vale do Loire preserva mais de 300 castelos em seu território, tendo mais de 100 castelos com acessos disponíveis para o público. 

Quais castelos do Vale do Loire visitar 

São vários castelos que você encontra na região do Vale do Loire, mas para ter uma viagem mais proveitosa, o melhor é ir visitar os castelos mais famosos e mais populares entre os turistas. 

Por isso, confira a lista dos melhores castelos para você conhecer:

  • Chambord: esse é o castelo mais famoso do Loire e também o maior, sendo uma obra-prima da arquitetura renascentista medieval;

  • Château de Blois: localizado no departamento de Loir-et-Cher, foi o castelo em que o Arcebispo de Reims abençoou Joana d'Arc para enfrentar a batalha, em 1429;

  • Chenonceau: também conhecido como Castelo das Sete Damas, foi residência da amante de Henrique II, Diane de Poitiers;

  • Cheverny: esse é um dos castelos mais bem decorados, com várias antiguidades, móveis e uma belíssima arquitetura interior

Onde se hospedar em Vale do Loire

O que melhor para se hospedar em Vale do Loire do que um próprio castelo? 

Essa é a experiência que o hotel palaciano Les Sources Cheverny oferece para seus hóspedes. 

O hotel possui um castelo principal, cercado por uma floresta de 40 hectares, em que você pode passar suas férias e se sentir como se fosse da realeza, ao mesmo tempo, em que entra em contato com a natureza. 

Os quartos possuem decoração única no estilo francês e móveis tradicionais/antigos, tendo sua arquitetura inspirada na herança do Loire.

O hotel possui o Spa by Caudalie, que tem uma banheira de hidromassagem de água termal quente na área externa e uma linda piscina interna, coberta por uma estrutura de madeira de carvalho. 

Com 2 restaurantes, o hotel dispõe da mais pura gastronomia francesa, com pratos feitos com produtos locais, frescos e sazonais, acompanhados de peixes e caça meticulosamente escolhidos no Oeste francês.

Já no bar do Auberge, situado na antiga adega da herdade, você vai poder aproveitar do refinado serviço de seus sommeliers especializados, em uma fascinantes degustações de vinhos e cuvées regionais. 

O hotel ainda possui piscina na área externa, academia, quadra de tênis e várias experiências que você pode incluir na sua viagem, como o passeio de balão. 

Viaje para Vale do Loire

Se você quer aproveitar ao máximo a sua viagem para Vale do Loire, solicite seu pacote personalizado com a Leroy Viagens.

Nós programamos todo o roteiro da sua viagem de acordo com seu estilo, escolhendo voos, passeios, pontos turísticos e hospedagem que se encaixem perfeitamente no seu perfil.  

Solicite sua viagem para Vale do Loire: